Freixo confirma saída da Embratur em 2026 para disputar a Câmara e cita avanço do turismo na Bahia
Da Redação
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, confirmou nesta quarta-feira (26) que deixará o comando da agência até abril de 2026 para se candidatar a uma vaga na Câmara dos Deputados. A declaração foi dada durante um evento em Salvador que reuniu representantes do Sebrae, do Governo da Bahia e do setor de turismo.
Indagado sobre os planos políticos para o próximo ano, Freixo afirmou que cumprirá o prazo legal de desincompatibilização. “Eu volto para concorrer à Câmara Federal. Então, em abril eu saio da Embratur, é uma desincompatibilização necessária, obrigatória por lei. Eu volto a disputar uma vaga na Câmara, sim”, disse.
Além do anúncio, o presidente da Embratur destacou o crescimento do turismo na Bahia e o papel da inteligência de dados no novo Plano Nacional de Turismo. Segundo ele, o setor passou por mudanças profundas na última década, o que exige estratégias mais modernas de gestão pública.
“O mundo mudou, os estímulos mudaram, a comunicação mudou demais. Então é evidente que em 20 anos você tem que adaptar o Brasil a tudo que aconteceu nesse tempo. Lançamos um plano com tecnologia, dados e inteligência que aponta o que cada unidade da federação precisa fazer”, explicou.
Freixo reforçou que o planejamento turístico deve ser personalizado, levando em conta o perfil de cada região. Para ele, a Bahia se destaca pelo avanço consistente na malha aérea e pela ampliação das conexões internacionais.
“A Bahia tem uma malha aérea que melhorou muito. Temos, por exemplo, um crescimento de 199% no número de franceses vindo para cá em um ano, isso tem relação direta com novos voos. Agora vamos inaugurar uma rota da Copper Lines, que vai conectar os Estados Unidos com Salvador”, afirmou.








