domingo, 10 de maio de 2026

Gênio da publicidade brasileira, Washington Olivetto morre aos 73 anos

Foto: Reprodução

Da Redação

Morreu neste domingo (13) o publicitário Washington Olivetto, aos 73 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo Hospital Copa Star, onde ele estava internado há quase cinco meses por complicações pulmonares.

“O Hospital Copa Star lamenta a morte do paciente Washington Olivetto na tarde deste domingo (13) e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”, informou o hospital em nota.

Considerado um ícone da publicidade Olivetto foi criador de peças inesquecíveis, que permanecem no imaginário coletivo da população brasileira.

No final da década de 70, já experiente no ramo da publicidade, criou o “Garoto Bombril”, personagem clássico da propaganda brasileira e um de seus maiores feitos.

Mais tarde, em 1987, ele lançou outra campanha premiada, que se tornou marca da publicidade da época: a do Primeiro Sutiã, para a Valisère, em que uma adolescente comprava sua primeira peça íntima e que tinha como mote “O primeiro sutiã a gente não esquece”

Descendente de italianos, Olivetto nasceu em setembro de 1951 em São Paulo. Aos 17 anos, entrou para o curso de publicidade da Fundação Armando Alvares Penteado (Faap). No ano seguinte, iniciou sua trajetória profissional como redator de uma agência publicitária.

Em 2017, se mudou para Londres, no Reino Unido, mas vinha ao Brasil com certa frequência para participar de palestras. Em 2001, foi sequestrado perto de sua casa, em Higienópolis, na região central de São Paulo, por um grupo de chilenos e argentinos, que planejaram a ação ao longo de 10 meses. Somente após 53 dias, Olivetto se viu livre do cativeiro.

Políticos, autoridades e famosos lamentaram a morte e Olivetto nas redes sociais.

13 de outubro de 2024, 18:48

Compartilhe: