sábado, 13 de junho de 2026

Governador Rui Costa decreta luto pela morte de Jorge Portugal

Foto: Reprodução

Da Redação

O governador Rui Costa (PT) lamentou a morte do ex-secretário de Cultura da Bahia Jorge Portugal e decretou luto no estado nesta terça-feira (4). Portugal faleceu na noite desta segunda-feira (3) em decorrência de falência cardíaca aguda.

“Imensamente entristecidos, lamentamos a morte do ex-secretário de Cultura do Estado Jorge Portugal. Educador, poeta, compositor, Jorge era um homem de múltiplos talentos, exercidos com a energia e a simpatia que inspirava todos à sua volta. Era, antes de tudo, um homem apaixonado pela Bahia e pelo seu povo que estiveram sempre no centro do seu trabalho, fosse como administrador público, professor e artista. Como diz um dos seus versos: “Uma nação diferente, toda prosa e poesia, tudo isso finalmente, só se vê, só se vê na Bahia”. Nossos sentimentos para seus amigos e familiares por essa grande perda”.

Jorge Portugal foi secretário estadual de Cultura entre 2015 e 2017, no primeiro mandato do governador Rui Costa. Portugal pediu exoneração do cargo em setembro de 2017, alegando questões pessoais e profissionais para justificar a saída da Secult.

Natural de Santo Amaro, no recôncavo da Bahia, Portugal foi letrista, poeta, professor universitário e compositor. As músicas dele são tocadas em todo o mundo, e interpretadas por grandes nomes da música brasileira como Maria Bethânia,Gilberto Gil, Caetano Veloso, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Fafá de Belém, Sandra de Sá e outros.

03 de agosto de 2020, 21:06

Compartilhe: