domingo, 9 de novembro de 2025

Governo anuncia supervisão rigorosa para cursos de medicina com baixo desempenho no Enamed

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Da redação

Os ministros da Saúde, Alexandre Padilha, e da Educação, Camilo Santana, anunciaram nesta quinta-feira (21) um conjunto de medidas para monitorar cursos de medicina que apresentarem baixo desempenho no Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed).

A prova será aplicada em outubro e contará com mais de 96 mil inscritos — quase três vezes o número da última edição. A participação é obrigatória para estudantes do 6º ano de medicina, que, pela primeira vez, também terão o desempenho considerado para o ingresso em programas de residência médica via Enare.

Segundo o governo federal, os resultados do Enamed vão embasar uma supervisão estratégica a partir de 2026. Cursos que ficarem nas faixas 1 e 2 (em uma escala de 1 a 5) terão que prestar esclarecimentos e poderão sofrer sanções como:

  • proibição de ampliar vagas;
  • suspensão de novos contratos do Fies;
  • exclusão do Prouni e de outros programas federais de acesso ao ensino superior;
  • redução de vagas para cursos com nota 2;
  • suspensão de ingresso de novos alunos para cursos com nota 1.

22 de agosto de 2025, 11:00

Compartilhe: