Governo da Bahia publica edital para leilão do antigo Centro de Convenções de Salvador
Da Redação
O governo da Bahia, por meio da Secretaria da Administração da Bahia (Saeb), publicou nesta quarta-feira (4) o edital para o leilão do imóvel onde funcionava o antigo Centro de Convenções de Salvador. A sessão pública está marcada para o dia 26 de março, às 10h, no Espaço Crescer, na sede da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
Fechado desde 2015 por problemas estruturais, o equipamento teve parte da estrutura desabada em setembro de 2016, deixando três pessoas feridas. O terreno, localizado na Avenida Simon Bolívar, no bairro Jardim Armação, tem lance inicial fixado em R$ 141 milhões, valor correspondente à avaliação realizada pela Caixa Econômica Federal.
O vencedor do certame será responsável pela desmontagem da estrutura remanescente, atualmente em ruínas.
Como participar
O leilão será realizado em formato híbrido.
Participação presencial:
As propostas físicas devem ser entregues até as 9h do dia 26 de março, no CAB.
Participação online:
Os lances eletrônicos poderão ser feitos entre 6 de março, a partir das 9h, e 26 de março, até as 9h, no site da empresa responsável pelo leilão.
Visitação
O edital prevê a possibilidade de visitas ao imóvel entre os dias 6 e 19 de março, das 9h às 18h.
Formas de pagamento
Os interessados poderão optar por:
Pagamento à vista:
5% do valor no ato da arrematação;
95% restantes em até 24 horas após o encerramento do leilão.
Pagamento parcelado:
5% de entrada no dia do leilão;
95% restantes em até 10 parcelas mensais, sendo a primeira com vencimento 30 dias após o leilão.
O arrematante também deverá pagar comissão de 1,5% sobre o valor final ao leiloeiro oficial.
Histórico do imóvel
O antigo Centro de Convenções foi fechado em 2015 após laudos apontarem problemas estruturais e falta de manutenção. Em 2016, parte do prédio desabou. Posteriormente, o imóvel foi penhorado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5), em meio a disputas judiciais envolvendo o Estado e ex-funcionários da extinta Bahiatursa.
Em setembro de 2025, o TRT cancelou o arresto e a penhora após acordo entre as partes. Mesmo fora da disputa judicial, o terreno permanece desocupado e, anteriormente, já chegou a ser avaliado em R$ 300 milhões.
O edital completo está disponível no site oficial do governo. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (71) 3115-3360.








