Governo estuda transformar Receita Federal em autarquia
Redação
A Receita Federal pode ser transformada numa autarquia em modelo parecido com o das agências reguladoras. Segundo o Estadão, o Ministério da Economia já discutia internamente a ideia, mas ganhou status de prioridade pela necessidade enxergada pelo governo em “blindar” o órgão diante do avanço de iniciativas no Congresso e no Judiciário contra o que tem sido tratado como atuação política de auditores.
A equipe do ministro Paulo Guedes vê a medida também como uma uma forma de abrir espaço para que pessoas de fora da carreira possam integrar a direção. Ainda de acordo com o Estadão, o discurso oficial será de que é preciso “oxigenar” o órgão. Na avaliação do governo, o Fisco hoje é um organismo fechado e corporativista. Os auditores, porém, veem nessa abertura risco para o trabalho de investigação do órgão.








