sexta-feira, 18 de julho de 2025

Governo Lula anuncia André Fufuca (PP) e Silvio Costa (Republicanos) como novos ministros

Foto: Divulgação

Da Redação

O líder do PP na Câmara dos Deputados, André Fufuca (MA), e o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), foram anunciados como ministros do Esporte e dos Portos e Aeroportos, respectivamente. Eles se reuniram no final da tarde desta quarta-feira (6/9) com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Palácio da Alvorada. Os nomes foram confirmados no início da noite pelo Planalto.

Num acerto visando a governabilidade, os novos ministros assumem as pastas no lugar de Ana Moser e Márcio França. França deve continuar ministro, mas em outra pasta ainda a ser criada, que será chamada Ministério das Micro e Pequenas Empresas.

De acordo com a assessoria de comunicação do governo, a nomeação e a posse dos novos ministros serão realizadas no retorno do presidente Lula da reunião do G20, ou seja, na próxima semana.

O anúncio dos novos ministros ocorre após pressão do grupo político do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para acomodar o Centrão em mais pastas do primeiro escalão do governo. A primeira substituição para esse fim ocorreu em julho, com a nomeação de Celso Sabino para a pasta do Turismo.

Longa novela se desenrolou desde então, com representantes de PP e Republicanos e a equipe de Lula debatendo a divisão de espaços no governo federal como forma de solidificar a base de Lula no Congresso.
Perfis dos novos ministros

Fufuca é médico e ingressou na vida pública aos 21 anos, quando foi eleito o deputado estadual mais novo do Brasil, pelo Maranhão. Ele entrou na política por influência do pai, Francisco Dantas Ribeiro Filho, o Fufuca Dantas, atual prefeito de Alto Alegre do Pindaré (MA), de quem herdou o apelido.

Sílvio Serafim Costa Filho tem 41 anos e é nascido no Recife, em Pernambuco. O parlamentar é filho do ex-deputado federal Sílvio Costa, e entrou na política como o vereador mais jovem da história da cidade.

Ele foi eleito deputado estadual três vezes e cumpre o segundo mandato como deputado federal. Também foi relator da proposta que concedeu autonomia ao Banco Central.

06 de setembro de 2023, 19:50

Compartilhe: