quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Governo Lula descarta criação de agência antimáfia após operação contra empresas ligadas ao PCC

Foto: Divulgação

Da Redação

Apesar da operação realizada na última quinta-feira (28), que mirou postos de combustíveis, distribuidoras, fintechs e usinas sucroalcooleiras acusadas de lavar dinheiro para o PCC (Primeiro Comando da Capital), o governo Lula não pretende criar uma agência especial antimáfia.

A proposta chegou a ser discutida internamente no Ministério da Justiça, mas foi descartada diante da resistência da Polícia Federal e da avaliação de que um órgão exclusivo seria desnecessário.

Segundo um integrante da cúpula da pasta, o maior desafio do país não está em grupos terroristas ou máfias, mas nas facções prisionais e criminosas. “O desafio no Brasil não são grupos terroristas ou máfias, que não existem, mas sim o grave problema das facções prisionais e criminais”, afirmou a fonte.

De acordo com o Ministério da Justiça, todas essas organizações criminosas têm nome e área de atuação conhecidas. A ação da semana passada reforça, na visão da pasta, a importância da coordenação entre diferentes esferas de governo e órgãos de segurança. Também destaca a necessidade de aprovação da PEC da Segurança Pública, em tramitação no Congresso Nacional.

31 de agosto de 2025, 09:45

Compartilhe: