Governo Lula reage a críticas de Trump sobre o Pix: “Ciúme danado”

Da Redação
O governo federal reagiu nesta quarta-feira (16) às críticas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao sistema brasileiro de pagamentos instantâneos, o Pix. Em publicação nas redes sociais, o Palácio do Planalto adotou tom irônico e sugeriu que as declarações norte-americanas seriam motivadas por “ciúmes”.
“Parece que nosso Pix vem causando um ciúme danado lá fora, viu? Tem até carta reclamando da existência do nosso sistema seguro, sigiloso e sem taxas”, escreveu o perfil oficial do governo no X (antigo Twitter). A publicação destacou ainda que o Brasil é “soberano” e celebrou os mais de 175 milhões de usuários da ferramenta.
O comentário ocorre após o Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR, na sigla em inglês) incluir o Pix em uma investigação comercial contra o Brasil. No relatório divulgado nesta semana, o órgão afirma que o país “parece se envolver em uma série de práticas desleais com relação a serviços de pagamento eletrônico, incluindo, entre outras, a promoção de seus serviços desenvolvidos pelo governo”.
Além do Pix, o relatório menciona também a rua 25 de Março, importante centro de comércio popular em São Paulo, como foco de atenção por supostas práticas comerciais irregulares.
A manifestação oficial brasileira também foi endossada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT). Em sua conta pessoal no X, o ministro afirmou que o Brasil “não vai ceder” a tentativas de interferência externa e defendeu a soberania nacional.
“A resposta que o Brasil tem que dar é com serenidade, muito diálogo, firmeza, altivez e união do seu povo porque o Brasil pertence aos brasileiros”, escreveu Costa. “Nenhuma outra nação ou líder mundial pode escolher, seja a atividade que vai se dar na 25 de Março, seja meios de pagamento ou qualquer outra coisa que queira se intrometer e seja de definição do Brasil.”
Lançado em 2020 pelo Banco Central, o Pix se tornou o principal meio de pagamento do país, sendo amplamente utilizado em transações cotidianas entre cidadãos, empresas e instituições públicas.
O PIX é do Brasil e dos brasileiros! 🇧🇷
Parece que nosso PIX vem causando um ciúme danado lá fora, viu? 🤔 Tem até carta reclamando da existência do nosso sistema Seguro, Sigiloso e Sem taxas.#BrasilSoberano #PIXéNosso #GovBR #Brasil pic.twitter.com/JLleD2Raox
— Casa Civil (@casacivilbr) July 16, 2025