Grande Prova Vinhos do Brasil: Ferro Doido Malbec da Vaz e Reserva Syrah da Reconvexo são premiados como melhores vinhos da Bahia

por José Falcón Lopes
“Morro do Chapéu não foi nomeada a Capital do Vinho da Chapada Diamantina à toa”. A afirmação, que traduz o excelente resultado dos vinhos de Morro do Chapéu na 10ª edição da Grande Prova Vinhos do Brasil (GPVB), é do viticultor e engenheiro agrônomo Jairo Vaz, que acaba de ter o vinho Ferro Doido Malbec premiado, juntamente com o Reserva Syrah da Vinícola Reconvexo, como Melhor Vinho da Bahia.
A Vinícola Vaz teve também o vinho Sauvignon Blanc premiado na GPVB com a Medalha de Ouro. Já os vinhos da Vinícola Reconvexo conquistaram outras sete premiações na GPVB, sendo cinco medalhas de ouro e duas medalhas de prata.
Jairo Vaz entende que os resultados obtidos pelas duas vinícolas de Morro do Chapéu na GPVB credenciam ainda mais a Chapada Diamantina como a nova rota enoturística do Brasil. “Para mim, como engenheiro agrônomo e viticultor pioneiro na Chapada Diamantina, é uma emoção indescritível porque a viticultura é um trabalho complexo, de médio a longo prazo: plantar o parreiral, cuidar das videiras, acompanhar o crescimento, colher as uvas, elaborar os vinhos, é todo um processo em que precisamos colocar, além de muito conhecimento, muita paixão. Sem dúvida, a Chapada Diamantina demonstra grande aptidão para a produção de vinhos finos. “Eu me lembro que muita gente me chamou de louco varrido quando eu resolvi plantar uvas e produzir vinhos na Chapada. E hoje os resultados têm mostrado que a gente estava no caminho certo”.
De acordo com Jairo, a cidade de Morro do Chapéu deve alcançar ainda este ano a marca de 10 vinícolas implantadas, com cinco delas em pleno funcionamento. “Em um curto espaço de tempo, vamos fazer de Morro do Chapéu um destino enoturístico fantástico”.
Em relação às características do Ferro Doido Malbec, Jairo Vaz explica que ele é um vinho Malbec com características extremamente próprias de uma região de altitude, com clima ameno.
“Para quem não sabe, apesar de estar numa altitude acima de 1000 metros, a Chapada Diamantina já foi fundo de mar. Então nossos vinhos têm essa característica belíssima. Clima, altitude e solo impõem ao vinho características próprias da nossa região. Acredito que a uva Malbec se adaptou plenamente às condições da Chapada Diamantina e o Ferro Doido traduz isso. É um vinho diferente do Malbec argentino, do chileno e do francês. Produzimos vinho há tão pouco tempo na Chapada e já conseguimos esse grau de sofisticação, esse grau de intensidade. Além disso, há o trabalho agrícola para a produção da uva junto com o trabalho da nossa enóloga Rafaella Lacerda, que possui um talento muito grande e é uma pessoa apaixonada pelo que faz. Todo esse trabalho está dentro da garrafa e tem conquistado os amantes do vinho Malbec”.
Reserva Syrah 2023 da Reconvexo
Também escolhido na Grande Prova Vinhos do Brasil como Melhor Vinho da Bahia, o Reserva Syrah 2023 da Vinícola Reconvexo foi elaborado cuidadosamente por 24 meses: passou 12 meses em barrica de carvalho e mais 12 meses em garrafa.
Sócio e enólogo da Reconvexo, João Carlos Ramos celebra o excelente desempenho da vinícola na Grande Prova Vinhos do Brasil 2025: medalhas de ouro para os vinhos Reserva Syrah, Vila do Ventura Barriguda, Vila do Ventura Estrada Real, Vila do Ventura Carbonado e Tom de Marselan; e medalhas de prata para o Tempranillo Reserva e Tom de Tempranillo.
“Este resultado se soma às 3 medalhas anteriores (2 ouros e 1 gran ouro no Wines of Brazil Awards), totalizando 10 premiações da Vinícola Reconvexo. Essas premiações são significativas para a Chapada Diamantina, por se tratar de um terroir novo e promissor na viticultura baiana”, comemora.
De acordo com Rafael Bezerra, sócio e diretor da Reconvexo, cada medalha conquistada reforça a essência da vinícola: cuidado, autenticidade e excelência na produção de vinhos. “Somos uma vinícola de produção artesanal e limitada. Isso nos permite dedicar atenção a cada detalhe — da uva ao rótulo. Disponibilizamos nossos rótulos em parceria com alguns restaurantes e empreendimentos no estado da Bahia e, recentemente, inauguramos nossa loja online para podermos brindar com as pessoas em todo o Brasil. As premiações não apenas nos enchem de orgulho, mas também comprovam que a Chapada Diamantina tem terroir e talento para produzir vinhos de altíssimo nível”.
Grande Prova Vinhos do Brasil
A 10° edição da Grande Prova Vinhos do Brasil (GPVB) aconteceu entre os dias 24 e 27 de março deste ano, no Rio de Janeiro, e contou com mais de 1.000 rótulos de 10 estados e um corpo de jurados qualificado – composto por sommeliers, enólogos, críticos e especialistas – que provou as amostras às cegas.
A cerimônia oficial de premiação da Grande Prova Vinhos do Brasil 2025 acontecerá na Wine South America em Bento Gonçalves (RS), no dia 07/05, no Palco das Palestras.
José Falcón Lopes é hispano-brasileiro e jornalista.
E-mail: colunavinhosbahia@gmail.com
Instagram: @VinhosBahia