segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Hilton Coelho pede impugnação da candidatura de Adolfo Menezes à reeleição na Assembleia

Foto: Divulgaçãi

Da Redação

O deputado Hilton Coelho (PSOL) pediu a impugnação da candidatura à reeleição do deputado Adolfo Menezes (PSD) para a presidência da Assembleia Legislativa. A solicitação foi feita mediante requerimento verbal, logo na abertura da sessão que vai eleger a nova Mesa Diretora da Casa, que teve início pouco depois das 14h30.

Hilton alegou que a candidatura de Adolfo à segunda reeleição fere a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), que já decidiu de forma contrária à segunda reeleição para o mesmo cargo numa Mesa Diretora. Segundo o entendimento da Corte, os presidentes dos poderes legislativos em todo o país só têm direito a uma reeleição, a exemplo dos prefeitos, governadores e do presidente, e o marco legal da decisão é o biênio 2021-2023, quando o deputado pessedista foi eleito pela primeira vez para o comando da Assembleia baiana.

“O próprio Adolfo deu entrevistas à imprensa sabendo dessa condição, da ilegalidade dessa nova reeleição. Por isso, peço o indeferimento da candidatura do deputado”, disse Hilton Coelho, que também confirmou a candidatura à presidência da Assembleia.

O presidente da sessão, deputado Nelson Leal (PP), indeferiu o pedido de Hilton Coelho. “Todos os deputados aqui presentes estão aptos a concorrer à presidência”, respondeu o pepista, que suspendeu a sessão para a confecção das cédulas de votação para os nove cargos da Mesa Diretora e as cinco suplências.

Em entrevista à imprensa antes da sessão, Hilton Coelho afirmou que o PSOL deve ingressar com uma ação no STF contra a reeleição de Adolfo Menezes, caso ela seja confirmada hoje. Os entendimentos são tratados no plano nacional da legenda.

03 de fevereiro de 2025, 15:20

Compartilhe: