sábado, 10 de maio de 2025

Homem que bebia até três litros de refrigerante por dia tem 35 pedras retiradas da bexiga; veja video

Foto: Reprodução/REDES SOCIAIS

Da Redação

O consumo excessivo de refrigerantes resultou em um caso grave de cálculo vesical em Minas Gerais. Um paciente que ingeria de 2 a 3 litros de Coca-Cola diariamente teve 35 pedras removidas da bexiga. O caso ganhou repercussão nas redes sociais após o urologista Thales Franco de Andrade compartilhar imagens dos cálculos extraídos.

“O consumo exagerado de refrigerantes, ricos em ácido fosfórico e açúcar, favorece a formação de cálculos de oxalato e fosfato de cálcio”, explicou o médico em publicação que já ultrapassou 8 milhões de visualizações.

Segundo Andrade, além da ingestão frequente de bebidas açucaradas, fatores como baixa hidratação, acidificação da urina, excesso de cálcio e aumento nos níveis de oxalato contribuem para o surgimento da nefrolitíase — nome técnico para a formação de pedras nos rins ou na bexiga.

As pedras na bexiga, também chamadas de cálculos vesicais, são compostas por sais de cálcio e podem variar de tamanho. De acordo com o médico Dráuzio Varella, os cálculos menores são, em geral, eliminados naturalmente, mas os maiores podem comprometer a função urinária e exigem intervenção médica.

O caso serve de alerta para os riscos associados ao consumo diário de refrigerantes e à falta de hábitos de hidratação adequados.

 

09 de maio de 2025, 18:30

Compartilhe: