Indústria automotiva registra queda na produção e vendas em janeiro, aponta Anfavea
Da Redação
A indústria automotiva iniciou o ano com retração nos principais indicadores. Em janeiro, a produção de veículos caiu 12% na comparação com o mesmo mês de 2025 e recuou 13,5% em relação a dezembro, totalizando 159,6 mil unidades produzidas. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (6) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
As vendas também apresentaram desempenho negativo no comparativo mensal. Foram licenciados 170,5 mil veículos, volume 39% inferior ao de dezembro. Em relação a janeiro do ano passado, a queda foi de 0,4%. Para a Anfavea, o resultado anual ficou praticamente estável, impactado pela existência de um dia útil a menos em 2026. No recorte por segmento, automóveis cresceram 1,4% e os comerciais leves avançaram 3%, enquanto ônibus e caminhões tiveram fortes quedas, de 33,9% e 31,5%, respectivamente.
Apesar do cenário geral de retração, os veículos eletrificados se destacaram e alcançaram participação recorde de 16,8% nas vendas totais, com cerca de 27 mil unidades emplacadas no mês. Desse total, 35% foram produzidas no Brasil. Já as exportações somaram 25,9 mil unidades, queda de 18,3% na comparação anual, influenciada principalmente pela redução nos embarques para a Argentina, embora tenham crescido 38,3% em relação a dezembro.








