quarta-feira, 18 de setembro de 2024

Inmet alerta baixa umidade do ar neste sábado no Oeste Baiano

Foto: Reprodução

Da Redação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na sexta-feira (13), alerta amarelo de Perigo Potencial de baixa umidade do ar para 99 municípios do Oeste Baiano válido até as 21 horas deste sábado (14). De acordo com o órgão, as cidades da região devem registrar umidade relativa do ar entre 30% e 40%.

O Inmet emite três tipos de alertas relativos a baixa umidade: Perigo Potencial, Perigo (entre 30% e 20% de umidade) e Grande Perigo (entre 20% e 12%), identificados nas cores amarelo, laranja e vermelho respectivamente. Os dados apontam para riscos de incidentes relacionados a baixa umidade do ar como incêndios e problemas respiratórios. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para a saúde é que a umidade relativa do ar esteja entre 50% e 60%.

Na última sexta-feira (13), 120 cidades da Bahia estavam com alerta para a baixa umidade relativa do ar. Entre elas, está Luís Eduardo Magalhães, cidade que registra falta de chuvas há mais de 100 dias.

O Inmet também emitiu recomendações para lidar com a baixa umidade: ingerir bastante líquido; evitar desgaste físico nas horas mais secas e exposição ao sol nas horas mais quentes do dia. Outras cidades com longos períodos sem chuva são Barra e Barreiras, no oeste, além de Irecê, no centro-norte baiano e Ibotirama, no Vale do São Francisco.

Na última quarta-feira (11), o Corpo de Bombeiros registrou focos de incêndio em cinco cidades baianas: Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Muquém do São Francisco, Baianópolis e Santa Rita de Cássia.

14 de setembro de 2024, 13:30

Compartilhe: