Instituto Fogo Cruzado: 2 mil pessoas foram baleadas em Salvador e Região Metropolitana em 2023

Da Redação
Cerca de 2 mil pessoas foram baleadas em Salvador e Região Metropolitana em 2023, de acordo com dados do Instituto Fogo Cruzado. Desse total, 1.413 foram mortas e 370 ficaram feridas. Ainda de acordo com o levantamento, 639 vítimas foram atingidas em ações e operações policiais.
O instituto aponta que 1.804 tiroteios foram registrados na capital e na Região Metropolitana.O estado passou a liderar o ranking dos estados que mais matam pela ação policial em 2022, ultrapassando o Rio de Janeiro, que ocupava o primeiro lugar desde 2016.
De acordo com a Rede de Observatórios da Segurança, que acompanha indicadores de segurança em oito estados brasileiros, a polícia baiana mata quatro pessoas a cada 24h.
Dos 1.804 tiroteios/disparos de arma de fogo mapeados ao longo de 2023, 847 aconteceram em razão de homicídio ou tentativas de homicídio; 659 foram em ações ou operações policiais; 200 em razão de roubos e tentativas de roubo; 165 foram em disputas entre grupos armados. As brigas respondem por 1% dos tiros mapeados.