terça-feira, 29 de julho de 2025

Ireuda Silva destaca protagonismo feminino na política durante conferência em Santo Amaro

Foto: Divulgação

Da redação

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice da Comissão de reparação na CMS, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), foi uma das palestrantes da 1ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, realizada nesta quinta-feira (24) na Câmara de Vereadores de Santo Amaro. O evento reuniu autoridades e lideranças femininas para debater os desafios e avanços na luta por igualdade, direitos e oportunidades para as mulheres.

Durante sua fala, Ireuda compartilhou experiências pessoais de resistência no ambiente político e destacou o legado de figuras históricas como Leolinda Daltro, Bertha Lutz e Alzira Soriano, pioneiras na luta pelos direitos das mulheres no Brasil. A vereadora também abordou a importância de políticas públicas voltadas para o combate à violência doméstica, como a Patrulha Guardiã Maria da Penha, uma de suas iniciativas implementadas em Salvador.

Ireuda ainda fez um apelo para que as mulheres se fortaleçam mutuamente e ocupem mais espaços de decisão. “Estar na política não é sobre status. É sobre servir ao povo, principalmente às mulheres que sempre estiveram na base da sociedade de forma invisibilizada. Quando o rosto da política é o rosto de uma mulher preta, a transformação real começa”, disse. A vereadora foi aplaudida de pé pelas participantes.

As mulheres ainda enfrentam um abismo de sub-representação política. Para se ter ideia, apenas 18% da Câmara dos Deputados hoje é composta por mulheres. E quando falamos de mulheres negras, esse número despenca: menos de 5% dos assentos são ocupados por nós. Isso revela que a exclusão não é acidental — ela é estrutural.

24 de julho de 2025, 22:30

Compartilhe: