Itabuna e Bahia de Feira são rebaixados para a Série B do Campeonato Baiano

Da Redação
Com o encerramento da primeira fase, o Campeonato Baiano conheceu os rebaixados da temporada de 2024. Sem conseguir ultrapassar a casa dos oito pontos, Bahia de Feira e Itabuna não fazem mais parte da elite do futebol estadual.
Na última rodada, o Tremendão até venceu o Juazeirense, mas viu o Atlético Alagoinhas marcar no final e garantir a permanência na elite. Do outro lado, dentro de casa, o Dragão perdeu para o Vitória por 2×0 e não jogará na elite em 2025.
De semifinalista à rebaixado, os torcedores do Itabuna estão encarando uma realidade muito diferente da temporada passada, quando avançaram da primeira fase e terminaram o Baianão na 4ª colocação. Nesta edição, o Dragão somou apenas seis pontos em nove jogos disputados, com quatro cinco derrotas, três empates e apenas uma vitória, um ponto a menos que o Jacuipense, 8ª colocado.
Na última rodada da competição, o Itabuna enfrentou o Vitória dentro de casa e foi derrotado por um placar de 2×0, com gols do lateral recém chegado Patrick, o PK, ainda no primeiro tempo e Alerrandro, de dentro da área, na segunda etapa.
Com oito pontos somados, o Bahia de Feira conquistou duas vitórias no decorrer da competição, além de cinco derrotas e dois empates, finalizando a temporada na 9ª colocação. Contra o Cancão, na última chance para se manter na elite, a equipe de Feira de Santana venceu o Juazeirense por 5×1, com gols de Jarbas, Fernando, João Paulo, Reinaldo e Kaio. Entretanto, quando tudo parecia decidido, o Atlético Alagoinhas marcou no finalzinho diante do Barcelona de Ilhéus e ultrapassou a equipe de Feira de Santana, que não conseguiu se manter entre os oito.