Itacaré lidera ranking nacional de chuvas em 24h

Da Redação
O município de Itacaré, no sul da Bahia, registrou o maior volume de chuvas do país nas últimas 24 horas. Segundo dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), foram acumulados 158 milímetros de precipitação até a quinta-feira (1º).
O mau tempo frustrou turistas e moradores que esperavam aproveitar o dia de folga nas praias da cidade litorânea. A Defesa Civil local emitiu alerta para risco hidrológico e recomendou que a população busque abrigo seguro em caso de necessidade.
Além de Itacaré, outras sete cidades baianas aparecem no topo do ranking de chuvas do país: Taperoá, Igrapiúna, Simões Filho, Salvador, Camamu, Valença e Lauro de Freitas.
A maioria dos municípios está localizada no sul do estado ou na Região Metropolitana de Salvador, áreas sob alerta laranja, que indica perigo potencial para chuvas intensas e ventos fortes.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para essas regiões é de chuvas entre 30 e 60 mm por hora, ou até 100 mm por dia, além de ventos com rajadas de até 100 km/h. Há risco de alagamentos, queda de árvores, cortes no fornecimento de energia elétrica e descargas atmosféricas.
As autoridades orientam que, em caso de ventos fortes, a população evite se abrigar sob árvores, não estacione veículos próximos a torres de transmissão e desligue aparelhos elétricos, se possível. Em situações de emergência, os números para contato são: Defesa Civil (199) e Corpo de Bombeiros (193).