Ivana Bastos recebe a visita do embaixador da Ucrânia e defende o fim da guerra

Da redação
A presidente em exercício da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputada Ivana Bastos (PSD), recepcionou, na tarde de ontem, o embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk. Em visita a diversos parlamentos estaduais do País, Melnyk veio à Bahia em busca de apoio para o fim da guerra com a Rússia, que completa três anos na próxima segunda-feira. “Esperando que a paz seja restabelecida, manifestamos nossa solidariedade ao povo da Ucrânia”, disse Ivana Bastos, se colocando à disposição para ajudar no que for possível, e dando boas-vindas ao visitante.
Andrii Melnyk, que veio à Bahia pela primeira vez, apresentou congratulações a Ivana por ser a primeira mulher a presidir a ALBA. Lembrou ainda que ela foi a deputada mais votada no estado em 2022. “As mulheres representam a voz do povo e a sua eleição reforça a luta feminina de forma expressiva”, afirmou o embaixador, que se mostrou interessado nos projetos da presidente à frente do Legislativo estadual.
Por sua vez, a deputada Ivana Bastos fez uma breve descrição das atribuições da ALBA, o número de parlamentares (63) e assinalou que é a primeira vez, em 190 anos, que uma deputada preside a Casa. Ao lado da deputada Fabíola Mansur (PSB), a presidente sugeriu ao embaixador uma vista à União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em Brasília e expôs o papel da entidade, entre os quais a cooperação com entidades similares de outros países e como pode abrir portas nas relações comerciais entre as nações.
Encerrando o encontro, Ivana Bastos e Andrii Melnyk trocaram presentes. A presidente em exercício da ALBA entregou ao embaixador uma miniatura de berimbau, em prata, explicando que se trata de um instrumento musical fundamental para a capoeira. O embaixador trouxe como lembrança da visita um ovo de Páscoa estilizado, com pinturas a mão, e livros retratando a comunidade ucraniana no Brasil, uma das maiores do mundo.