Jaguarari treme 41 vezes no ano e geólogos pedem estudo sobre mineração, diz colunista

Da Redação
O município de Jaguarari, no Centro-Norte da Bahia, está registrando uma intensa atividade sísmica nos últimos meses, o que tem gerado receio de especialistas devido à antiga atividade de mineração na área.
O jornalista Carlos Madero, colunista do Portal UOL, informa que no último dia 24, um tremor de 3,6 na escala Richter foi registrado e sentido no distrito Pilar, próximo a onde existe uma planta de mineração da empresa EroBrasil Caraíba. Moradores relataram ter sentido o chão tremer.
A situação levou a SBG (Sociedade Brasileira de Geologia), a UFBA e UEFS a publicarem uma nota técnica, no início deste mês, defendendo a paralisação das atividades em áreas mais suscetíveis a eventos. No local, há um depósito de minério de cobre descoberto ainda em 1874 e explorado há 45 anos.
A empresa diz que paralisou as atividades e afirma que o epicentro está fora da área de sua atuação e em uma falha geológica conhecida.Clique aqui para ler a matéria completa do jornalista Carlos Madero no Portal UOL.