terça-feira, 23 de setembro de 2025

Justiça da Bahia amplia pena e líder espiritual é condenado a mais de 50 anos por estupro de vulnerável

Foto: Reprodução/TV Bahia

Da redação

O líder espiritual Kleber Aran Ferreira da Silva, de 50 anos, presidente da Associação Sociedade Espírita Brasileira Amor Supremo (Sebas), teve a pena ampliada pela Justiça da Bahia e foi condenado a mais de 50 anos de prisão por crimes de violação sexual mediante fraude e estupro de vulnerável. Inicialmente, ele havia sido sentenciado a 20 anos e cinco meses, mas o Ministério Público do Estado (MP-BA) recorreu e obteve o redimensionamento da pena. A condenação prevê ainda o pagamento de R\$ 50 mil de indenização por danos morais a cada vítima.

As investigações apontaram que Kleber Aran se aproveitava da posição de líder religioso e da fragilidade emocional e espiritual das fiéis para cometer abusos. Segundo o MP, ele usava manipulação psicológica, convencia mulheres de que manter relações seria necessário para fornecer “energia sexual” a entidades e as coagiu a ingerir bebidas alcoólicas. Em um dos casos, a vítima foi considerada em estado de vulnerabilidade por embriaguez induzida, configurando estupro de vulnerável.

A denúncia contra Kleber surgiu em 2020 e foi formalizada em 2021 pela 1ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos de Salvador e pelo Gaeco, após relatos encaminhados ao projeto “Justiceiras”. O caso revelou que os abusos foram cometidos de forma reiterada ao longo do tempo, explorando a fé e a confiança de fiéis em busca de cura e orientação espiritual. Com informações do G1.

22 de setembro de 2025, 21:00

Compartilhe: