Laudo da Ufba atesta qualidade das bebidas do Cravinho após operação no Pelourinho
Da Redação
Um laudo técnico do Laboratório de Bromatologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) apontou “excelência” e “segurança” nos materiais utilizados para a produção das bebidas do bar O Cravinho, no Pelourinho, em Salvador. O resultado foi divulgado pelos proprietários do estabelecimento nesta sexta-feira (17).
O exame foi solicitado na quinta-feira (16), dia em que o Cravinho foi alvo de a Operação Bebidas Etílica, feita em conjunto peloProcon-BA, Polícia Civil (Decon e DPT), Codecon e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), voltada ao combate de bebidas falsificadas na capital baiana.
Durante a ação, barris de cachaça foram interditados, e o Mapa determinou a suspensão temporária da comercialização da bebida artesanal produzida no local.
De acordo com o documento da Ufba, não foram encontradas irregularidades nas amostras analisadas. Em nota, o Cravinho afirmou que o resultado confirma a qualidade de seus produtos:
“Os laudos técnicos emitidos confirmam a excelência e a segurança dos produtos utilizados para fazer as bebidas no Cravinho do Pelourinho. Ou seja, não há absolutamente nenhum problema com a cachaça utilizada pelo bar e restaurante na elaboração de suas bebidas.”
Mesmo com o laudo favorável, os proprietários informaram que o bar permanecerá fechado temporariamente, por decisão própria, “em sinal de respeito às instituições envolvidas”.








