terça-feira, 30 de abril de 2024

Licitação do VLT de Salvador e RMS avança para segunda fase

Foto: Fábio Ribeiro/Divulgação

Da Redação

O processo para a implantação do VLT de Salvador e Região Metropolitana registrou um novo avanço. Após divulgar, na tarde desta quarta-feira (17), as análises técnicas das propostas apresentadas pelas empresas que participam da licitação, a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) iniciou uma nova fase do processo licitatório com a abertura dos envelopes de propostas de preço.

Agora, todas as propostas serão avaliadas pela Comissão de Licitação levando em conta sua exequibilidade de acordo com os critérios do Edital. A Licitação do VLT de Salvador e Região Metropolitana é na modalidade “Técnico e preço”, ou seja, o tipo de licitação onde a proposta vencedora consiste na maior média ponderada, considerando-se as notas obtidas nas Propostas Técnicas e de Preço, também conforme critérios estabelecidos no Edital.

De acordo com a presidente da CTB, Ana Claudia Nascimento, o processo licitatório “corre bem e, tão logo a Comissão de Licitação conclua a análise das Propostas de Preço, serão divulgadas as Notas Finais para os três Lotes, com previsão para as assinaturas dos Contratos até o mês de junho. Todo o nosso esforço é para termos o início dos projetos e instalação dos canteiros de obras pelas contratadas ainda em julho deste ano. Uma obra grandiosa que será um marco para a mobilidade de Salvador e Região Metropolitana”.

Primeiros resultados

De acordo com a CTB, entre as empresas que disputam o Lote 01, que corresponde ao trecho Ilha de São João- Calçada, ficou melhor colocado o Consórcio Expresso Mobilidade Salvador, que obteve nota 100 (máxima) na avaliação técnica, sendo seguida pela empresa Mendes Júnior, que registrou 52 pontos, de acordo com os critérios estabelecidos pelo edital.

Já para o Lote 2, correspondente ao trecho Paripe-Águas Claras, a maior pontuação foi 99, registrada pelo Consórcio Cetenco-Agis-Consbem-VLT Salvador, seguindo do Consórcio OECI-FBS-SMF, com 87 pontos. Em terceiro lugar, com 50,50 pontos, ficou a empresa Mendes Júnior. Para o trecho Águas Claras – Piatã, correspondente ao Lote 3, a maior nota foi obtida pela empresa Ag Construções e Serviços S.A, com 89,50 pontos, seguida do Consórcio Mota Engil/OHLA/Meir, que registou 89,35 pontos. A ata da sessão, com os resultados, está disponível no site da CTB.

17 de abril de 2024, 21:20

Compartilhe: