quinta-feira, 2 de maio de 2024

Líderes mundiais pedem a Irã e Israel a contenção das tensões no Oriente Médio

Foto: Reprodução

Da Redação

Israel realizou um ataque ao território iraniano na sexta-feira (19), disseram fontes, dias depois que o Irã atingiu Israel com uma série de drones e mísseis.

Após o ataque, ministros do G7 pediram a contenção das tensões no Oriente Médio. Numa declaração conjunta, o G7 – formado por Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Alemanha, França, Itália e Japão – pediu “a todas as partes que trabalhem para evitar uma nova escalada. O G7 continuará a trabalhar para este fim.”

Alguns líderes, entretanto, tornaram públicas as suas declarações através da rede social X (antigo Twitter).

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que “é absolutamente necessário que a região permaneça estável e que todas as partes se abstenham de novas ações”.

Já o primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, afirmou que “uma escalada significativa não é do interesse de ninguém. O que queremos é que a calma prevaleça em toda a região.”

Fora do continente europeu, o ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Ayman Safadi, enfatizou o perigo de uma escalada regional no Oriente Médio: “Condenamos todas as ações que ameaçam arrastar a região para a guerra. As retaliações entre Israel e o Irã devem acabar. A guerra desumana em Gaza deve terminar agora. O foco do mundo deve continuar a ser o fim da agressão catastrófica em Gaza.”

19 de abril de 2024, 16:40

Compartilhe: