quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Linhas de ônibus de Salvador são retomadas em caráter experimental após período de suspensão

Foto: Jefferson Peixoto/Secom

Da Redação

Algumas linhas de ônibus de Salvador estão sendo reativadas após a suspensão nos últimos anos em função da integração com o metrô, segundo informações da Secretaria de Mobilidade (Semob). O órgão explicou que a reativação é ainda experimental

A primeira a ser retomada, ainda com horário reduzido para determinação de sua adesão pelos usuários, foi a linha Alto de Santa Terezinha x Ondina, que voltou a operar a partir do dia 26 de dezembro com dois horários: às 5h45 e 6h15.

E nesta segunda-feira (27), a antiga linha Alto de Santa Terezinha/Rio Sena x Pituba teve boa parte do seu itinerário retomado com a ampliação de horário de atendimento da linha 1674-01 – Alto de Santa Terezinha/Rio Sena x Estação BRT Hiper.

A antiga linha teve seu atendimento substituído pela 1655 – Alto de Santa Terezinha x Estação Pirajá. Entretanto, o novo atendimento seguirá direto para a estação Hiper do BRT, de onde o passageiro poderá ir para a Pituba. Com isso, não será mais obrigatório que o usuário faça a integração com o metrô para realizar este deslocamento.

Já na próxima segunda-feira (3) será retomado o atendimento da linha Conjunto Pirajá x Ribeira, que também terá 4 horários por turno. A linha, que foi suspensa em 2021, era um pedido recorrente da comunidade.

“A linha era muito longa e tinha poucos horários, reduzimos o trajeto para a Estação Pirajá, dando maior oferta de ônibus no bairro e na estação com destino à Ribeira”, destacou o secretário de Mobilidade, Fabrizzio Muller. “Entretanto, vamos retomar o atendimento e avaliar o comportamento dos usuários para analisar a viabilidade de retomar este atendimento”, contou.

O secretário reforça que a reativação das linhas tem sido feita em caráter experimental, para avaliação técnica da pasta, e reforça que mantém o conceito de integração como forma de tornar o transporte mais eficiente.

“A Semob segue reavaliando as linhas sem perder o conceito de integração, mas buscando aprimorar, cada vez mais, o deslocamento das pessoas”, destacou Muller.

27 de janeiro de 2025, 10:30

Compartilhe: