Lula anuncia comitê com empresários para reagir a tarifaço de Trump sobre exportações brasileiras

Da Redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu criar um comitê composto por empresários e ministros para discutir alternativas à tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A medida foi anunciada pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump e causou forte repercussão no governo e no setor produtivo.
A decisão foi tomada durante uma reunião de emergência realizada na noite de domingo (13), no Palácio da Alvorada, com a presença de ministros e do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo. Segundo o governo, Lula pretende se reunir pessoalmente com representantes do empresariado já na manhã desta segunda-feira (14) para tratar do tema.
O comitê será formado por integrantes dos ministérios da Fazenda (Fernando Haddad), das Relações Exteriores (Mauro Vieira) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Geraldo Alckmin), além de empresários de setores afetados.
Retaliação em estudo
Em coletiva concedida no domingo, o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, afirmou que o governo brasileiro está preparado para responder à medida norte-americana com base no decreto de reciprocidade, que permite ao país adotar tarifas equivalentes. A expectativa é que o decreto seja publicado até terça-feira (15).
Alckmin também confirmou que vai liderar a articulação do comitê que definirá a resposta institucional e diplomática ao tarifaço de Trump, envolvendo representantes do setor privado e do governo federal.