Lula e Putin discutem com Trump possível acordo de paz para a Ucrânia

Da Redação
Na manhã deste sábado (9), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, sobre as negociações com os Estados Unidos para um possível acordo de paz envolvendo a Ucrânia.
De acordo com o Palácio do Planalto, Lula reiterou que o Brasil “sempre apoiou o diálogo e a busca de uma solução pacífica” e colocou seu governo à disposição para colaborar “com o que for necessário, inclusive no âmbito do Grupo de Amigos da Paz, lançado por iniciativa de Brasil e China”.
A ligação, que durou cerca de 40 minutos, também tratou de questões econômicas, em especial o comércio no bloco Brics. Segundo fontes, o tema tem provocado desconforto ao presidente norte-americano, Donald Trump. Putin aproveitou a conversa para elogiar Lula pela cúpula de líderes realizada no Rio de Janeiro, no início de julho, que reuniu diversas autoridades internacionais, mas não contou com a presença do líder russo.
Ainda segundo a agenda internacional de Moscou, Putin e Trump devem se encontrar pessoalmente na próxima sexta-feira (15), no Alasca, para tratar do encerramento das hostilidades no Leste Europeu.