Lula e Rui Costa fecham acordo para eleições de 2026

Da Redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, acertaram um acordo sobre as eleições de 2026. O ministro colocou seu nome à disposição para disputar uma vaga no Senado pela Bahia, com o aval de Lula.
Em entrevista ao colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, Rui Costa revelou que o presidente autorizou o movimento, mas sugeriu que a decisão final sobre a candidatura seja tomada apenas no início do próximo ano.
“A princípio, eu coloquei meu nome disponível ao PT da Bahia para concorrer ao Senado. E eu conversei com o presidente, ele disse: ‘Pode colocar o nome em discussão, mas vamos conversar no início do ano que vem sobre isso’. Assim fiz, coloquei meu nome em discussão e, antes de abril do ano que vem, irei conversar novamente com ele para definir nossa posição”, declarou o ministro.
A disputa por vagas no Senado da Bahia tem gerado imbróglios entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Social Democrático (PSD) sobre o cenário político para 2026.
Com o nome de Rui Costa posto à mesa, a permanência do atual senador Angelo Coronel na chapa se tornou uma dúvida, mesmo com as tentativas de defesa da candidatura pelo parlamentar.
Sobre a sucessão presidencial em 2026, Rui Costa reforçou que Lula continua sendo o nome do PT para a disputa.
“Nosso candidato à Presidência da República em 2026 é o presidente Lula. Ele tem desempenhado um papel fundamental na reconstrução do Brasil. Precisamos trabalhar junto com a Secom e a militância para mostrar essa diferença entre o antes e o depois”, afirmou o ministro.