Lula elogia Rui Costa em meio a rumores sobre vazamento de fala de Janja a Xi Jinping

Da Redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) saiu em defesa pública do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), nesta terça-feira (20), após o titular da pasta ser alvo de críticas e especulações dentro do próprio governo. A fala ocorreu durante a abertura da 26ª edição da Marcha dos Prefeitos, em Brasília.
Lula destacou a importância de Rui em sua equipe, chamando-o de “companheiro” e afirmando que o ex-governador baiano cumpre papel estratégico para o funcionamento do Executivo. “O governador mais bem-sucedido da Bahia joga no meu governo”, declarou.
O presidente também rebateu, indiretamente, a imagem de que Rui teria postura centralizadora ou impeditiva dentro da Esplanada dos Ministérios.
“Companheiro que tem a tarefa e a incumbência de tentar fazer com que as coisas decididas pelo governo andem o mais rápido possível e, muitas vezes, sempre o chefe da Casa Civil é tratado como o cara que não deixa as coisas acontecerem”, disse Lula.
A declaração ocorre em meio a especulações de desgaste interno, com Rui sendo apontado como possível autor de um vazamento relacionado a uma situação diplomática delicada durante a recente viagem de Lula à China.
Segundo relatos veiculados por colunistas políticos, a primeira-dama Janja da Silva teria feito críticas ao TikTok – aplicativo chinês – durante um jantar oficial com o presidente Xi Jinping. A repercussão da fala teria causado desconforto na diplomacia brasileira, e interlocutores passaram a atribuir a Rui a responsabilidade pela exposição do episódio.