Lula lamenta desabamento na Igreja de São Francisco e promete apoio na reconstrução
![](https://todabahia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/area-central-da-igreja-vista-de-uma-das-laterais-2598957-article-1000x530.jpg)
Da Redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou, em nota, desabamento do forro da nave central da Igreja de São Francisco de Assis, em Salvador, ocorrido na quarta-feira. O incidente resultou na morte da publicitária e turista de São Paulo Giulia Panchoni Righetto, 26 anos, e deixou outras cinco pessoas feridas na tarde desta quarta-feira (5).
“Com tristeza e pesar, soube do desabamento do teto da Igreja e Convento de São Francisco de Assis, em Salvador, que resultou em uma vítima fatal e deixou outras seis pessoas feridas. O governo federal está à disposição das autoridades locais para auxiliar neste momento tão difícil, bem como na reconstrução desse lugar sagrado para milhares de brasileiros. Expresso minha solidariedade aos familiares e amigos de Giulia Panchoni Righetto, jovem que perdeu a vida na tragédia, e a todas as vítimas que ficaram feridas”, escreveu o presidente no X.
Também nas redes, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, disse que “lamenta profundamente o desabamento na Igreja de São Francisco de Assis, no Centro Histórico de Salvador. Minha solidariedade às vítimas e seus familiares. Infelizmente, foram seis vítimas confirmadas, sendo uma fatal e cinco encaminhadas para atendimento médico”.
O governador afirmou ainda ter mobilizado “equipes do Corpo de Bombeiros, Samu, Defesa Civil e peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT), para prestar socorro, garantir a segurança e conduzir os procedimentos necessários”.
Mais cedo, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, publicou nas redes sociais: “É com profunda tristeza que recebemos a notícia do desabamento de parte do forro da Igreja de São Francisco, um dos maiores patrimônios históricos e culturais de Salvador. Infelizmente, essa tragédia resultou na perda de uma vida e deixou outras pessoas feridas. Quero expressar a minha total solidariedade às vítimas, aos seus familiares e a toda a comunidade que frequenta e cuida desse importante templo religioso”.