sexta-feira, 15 de maio de 2026

Lula pressionou presidente da Petrobrás para nomear Paulo Roberto Costa

O ex-deputado Pedro Corrêa (PP-PE) declarou em depoimento de colaboração premiada que a nomeação de Paulo Roberto Costa para a diretoria administrativa da Petrobrás aconteceu após o ex-presidente Lula ter pressionado o então presidente José Eduardo Dutra e os membros Conselho de Administração da estatal.

De acordo com o parlamentar, a pressão aconteceu furante reunão no Palácio do Planalto, que contou com a participação do então líder do PP, Pedro Henry, do ex-deputado e tesoureiro do PP José Janene, do ex-ministro das Relações Institucionais Aldo Rebello e do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.

“Lula disse a Dutra para mandar um recado aos conselheiros que, se Paulo Roberto Costa não estivesse nomeado em uma semana, ele iria demitir e trocar os conselheiros da Petrobras”, contou.

Pedro Corrêa teve mandato cassado no Mensalão e foi condenado na Lava Jato a 29 anos e cinco meses. Ele já tinha incriminado Lula em depoimento como testemunha no processo envolvendo o triplex no Guarujá. A sua delação foi homologada em agosto.

17 de outubro de 2017, 09:20

Compartilhe: