Mais de 50 pessoas em situação de rua são cadastradas para capacitação e vagas de emprego

Da Redação
O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia cadastrou mais de 50 pessoas em situação de rua para encaminhamento a ações de capacitação profissional e vagas de emprego. Os atendimentos foram realizados no último final de semana, durante o PopRuaJud, na Faculdade de Medicina, no Terreiro de Jesus, Pelourinho. Além do MPT, participam do evento diversas instituições do sistema de justiça, a Prefeitura de Salvador, o Governo da Bahia e entidades privadas.
Segundo a procuradora do MPT Camilla Mello, que coordena as ações do órgão no PopRuaJud 2025, o cadastro feito pelas equipes do MPT será usado para a busca de oportunidades de capacitação e encaminhamento a trabalhos formais, sempre respeitando as especificidades de cada caso.
“Identificamos vários perfis de pessoas em nosso posto de atendimento no PopRuaJud e estamos nos articulando com outros órgãos e entidades para oferecer alternativas adequadas para cada situação”, informou.
O Pop Rua Jud é uma política pública criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o objetivo de garantir direitos, oferecer serviços e promover cidadania para pessoas em situação de rua.
Além do atendimento, o MPT também promove campanha de arrecadação de donativos, como roupas, agasalhos e material de higiene pessoal. As doações estão sendo encaminhadas para o projeto Cidade da Luz. Até quinta-feira (16), a sede do MPT no Corredor da Vitória funcionará como posto de arrecadação.