Manifestantes protestam contra PEC da Blindagem e projeto de anistia em Salvador

Da Redação
Manifestantes se reuniram na manhã deste domingo (21) no Morro do Cristo, na Barra, em Salvador, em protesto contra a chamada PEC da Blindagem e o projeto de anistia para acusados de participação na tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023. O ato integra uma mobilização nacional com manifestações em diversas capitais do país.
A proposta, em tramitação no Congresso Nacional, prevê que processos criminais contra parlamentares só possam ser iniciados com autorização do Legislativo, o que gerou críticas de movimentos sociais, entidades e partidos de oposição.
Na capital baiana, o protesto foi puxado por artistas, como Daniela Mercury e Wagner Moura, além de movimentos sociais e entidades como Mídia Ninja, Povo Sem Medo, Frente Brasil Popular, Seremos Resistência, CTB-BA e o diretório estadual do PCdoB.
Daniela Mercury comandou um trio elétrico durante a manifestação, entoando canções da axé music e incentivando os participantes. Já o ator Wagner Moura, com uma bandeira do Brasil nas mãos, discursou e saudou a população.
Com cartazes, faixas e palavras de ordem, os manifestantes pediram que parlamentares rejeitem a proposta e entoaram gritos de “sem anistia”, em referência ao projeto que busca beneficiar condenados pela tentativa de golpe, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, sentenciado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos de prisão.