domingo, 13 de julho de 2025

Marqueteiro por trás de campanha com IA do PT aposta em narrativa contra desigualdade e influência dos super-ricos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Da redação

Responsável pela campanha “nós contra eles” do PT, o marqueteiro Otávio Antunes, de 47 anos, tem ganhado destaque por sua atuação na comunicação digital do partido. Com vídeos produzidos com inteligência artificial, sua equipe conseguiu romper bolhas e viralizar mensagens focadas na justiça tributária e na crítica ao topo da pirâmide econômica. A estratégia busca ampliar o apoio a pautas como a taxação dos super-ricos e a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, transformando discursos do ministro Fernando Haddad em narrativas mais acessíveis ao público.

Antunes, que já participou de campanhas petistas desde 2018, é ligado ao deputado Jilmar Tatto e representa uma nova abordagem adotada pelo PT, que preferiu investir em comunicadores com base partidária ao invés de contratar grandes agências. A inspiração da atual campanha também vem do cenário político dos EUA, onde o deputado Zohran Mamdani ganhou projeção defendendo medidas semelhantes contra desigualdade social. A campanha brasileira tenta agora vincular a taxação de produtos brasileiros por Donald Trump à atuação de Jair Bolsonaro, chamando o ex-presidente e seus aliados de “falsos patriotas”.

Discreto e avesso a entrevistas, Otávio Antunes já arrecadou milhões em campanhas desde 2018 e é visto por aliados como um herdeiro político do marqueteiro João Santana, de quem sempre foi admirador. Com a nova ofensiva chamada “Defenda o Brasil”, lançada em 11 de julho, Antunes reforça a linha de comunicação combativa do PT, com vídeos que usam IA para atacar o bolsonarismo e tentar recuperar a vantagem narrativa nas redes sociais. Com informações do Estadão.

13 de julho de 2025, 10:00

Compartilhe: