quinta-feira, 3 de julho de 2025

Megaoperação “Capitães de Areia” mira facção envolvida em morte de músicos do Malê Debalê

Foto: Tony Silva/Polícia Civil

Da Redação

Uma grande operação policial foi deflagrada na manhã desta sexta-feira (13) na Região Metropolitana de Salvador (RMS), com o objetivo de desarticular uma facção criminosa de atuação violenta e estrutura consolidada em áreas litorâneas da região. Batizada de “Capitães de Areia”, a ação é coordenada pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e pela 4ª Delegacia de Homicídios de Camaçari, com foco no cumprimento de mandados judiciais.

Segundo a Polícia Civil, o grupo criminoso utilizava uma comunidade cercada por mata densa e acessos restritos como base estratégica para armazenar armas, esconder drogas e abrigar integrantes da facção. A geografia do local, com trilhas estreitas e circulação de moradores e turistas, dificultava ações policiais e favorecia a movimentação dos criminosos.

Entre os crimes atribuídos ao grupo estão homicídios de forte repercussão, como o assassinato dos irmãos percussionistas do bloco afro Malê Debalê, Gustavo Natividade, de 15 anos, e Daniel Natividade dos Santos, de 21, mortos em outubro de 2024. Também é investigada a execução de Victor Guilherme Pereira de Souza, morto em abril deste ano no bairro de Areias, em Salvador, durante uma emboscada armada por cerca de 20 homens fortemente armados.

As investigações apontam que a facção mantém conexões com criminosos de outras regiões, o que explicaria o elevado poder de fogo e a tentativa de expansão territorial. Mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em diversos imóveis usados como esconderijo, com o objetivo de localizar armas, drogas e documentos.

A operação mobiliza diversas forças da segurança pública da Bahia, incluindo os departamentos de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD), Polícia Metropolitana (Depom), Inteligência Policial (DIP), Polícia do Interior (Depin), Investigações Criminais (Deic) e Repressão ao Narcotráfico (Denarc). Também participam da ação a Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), o Departamento de Polícia Técnica (DPT), a 59ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e o Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto).

13 de junho de 2025, 10:00

Compartilhe: