Metrô de Salvador receberá 40 novos vagões para reduzir superlotação
Da Redação
O metrô de Salvador e Lauro de Freitas terá um reforço significativo na frota: dez novos trens, com um total de 40 vagões, devem ser incorporados ao sistema nos próximos meses. A medida busca aliviar a lotação e ampliar a capacidade de transporte de passageiros na capital baiana.
O anúncio foi feito nesta terça-feira (21) pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), após a assinatura de um contrato de R$ 616 milhões com a Caixa Econômica Federal (CEF). O investimento integra o Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), coordenado pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa.
O contrato, que havia sido assinado em 9 de outubro e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta terça, prevê liberação escalonada dos recursos até 2028. Para viabilizar a operação, o governo estadual enviou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), ainda em 2024, um projeto de lei autorizando a contratação do crédito.
Nas redes sociais, Rui Costa destacou que a ampliação do metrô faz parte de um conjunto de obras voltadas à mobilidade urbana.
“Dentro da carteira de investimentos do Novo PAC, a expansão do metrô de Salvador até o Campo Grande avança com a assinatura do contrato para a compra de 10 novos trens! Serão 40 vagões a mais e capacidade ampliada para atender mais de 12 mil pessoas simultaneamente na Linha 1”, afirmou o ministro.
De acordo com a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), o reforço da frota será direcionado à Estação Campo Grande, que integra o projeto de expansão do sistema. A nova frota também atenderá o Tramo III, que contempla as futuras estações Campinas de Pirajá e Águas Claras.








