terça-feira, 21 de setembro de 2021

México é o 2º país latino-americano a descriminalizar uso recreativo da maconha

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Da Redação

A Suprema Corte do México descriminalizou o uso recreativo privado de Cannabis sativa por adultos, e considerou a proibição atual inconstitucional. Por oito votos a três, o tribunal decidiu que adultos podem se registrar para obter licenças que lhes permitam cultivar e consumir sua própria cannabis.  Mas, fumar em público e na frente das crianças ainda é proibido.

O país se torna assim o 2º na América Latina a tomar essa medida, depois do Uruguai, que em 2013 legalizou também a produção e venda da droga. A decisão mexicana, que não menciona a comercialização de cannabis, foi tomada depois que um projeto de lei de legalização parou no Congresso.

A legislação permitiria que usuários com licença carregassem até 28 gramas e cultivassem até oito plantas em casa para uso pessoal. Atualmente, é ilegal transportar mais de cinco gramas. Os defensores da legalização esperam que ela possa reduzir parte da violência relacionada ao comércio ilegal de drogas, que mata milhares de pessoas no país todos os anos.

29 de junho de 2021, 22:58

Compartilhe: