domingo, 27 de abril de 2025

Milhares se despedem do Papa Francisco em cerimônia no Vaticano

Foto: ANSA/Fabio Cimagli

Da Redação

Os sinos da Basílica de São Pedro ecoaram mais uma vez neste sábado (26), marcando o fim da Missa das Exéquias do Papa Francisco. A cerimônia reuniu cerca de 50 mil pessoas na Praça São Pedro, lotando sua capacidade máxima. Outros 200 mil peregrinos acompanharam a celebração de diferentes pontos dos arredores, onde telões foram instalados, incluindo na Basílica de Santa Maria Maior, local escolhido para o sepultamento do Pontífice.

O evento mobilizou um amplo esquema de segurança. Drones de vigilância, atiradores de elite e o controle do espaço aéreo de Roma garantiram a proteção dos presentes durante a missa e o cortejo fúnebre pelas principais ruas da cidade.

Por volta das 12h30, o caixão de Francisco deixou a Basílica de São Pedro em direção à Basílica de Santa Maria Maior. O traslado foi feito em um papamóvel, enquanto aplausos e homenagens ecoavam ao longo do trajeto de mais de quatro quilômetros. Cerca de 150 pessoas, entre elas pobres, refugiados e indigentes – grupos frequentemente defendidos pelo Papa durante seu pontificado – aguardavam no adro da basílica para prestar a última homenagem. Em vários pontos do percurso, os fiéis entoavam em coro: “Viva Francisco! Viva Francisco!”.

26 de abril de 2025, 12:00

Compartilhe: