sábado, 10 de maio de 2025

Ministério das Relações Exteriores acompanha situação de brasileiros em Portugal após notificações de deportação

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil e William Rocha

Da Redação

O Ministério das Relações Exteriores (MRE) do Brasil informou que está “acompanhando de perto” a situação dos brasileiros em Portugal, após o governo local anunciar a notificação de 4.574 estrangeiros em situação irregular para que deixem o país. Segundo o portal UOL, a Embaixada do Brasil em Lisboa está “em contato direto com as autoridades locais” para entender o alcance da medida.

A informação sobre as notificações de deportação foi fornecida pelo Ministro da Presidência de Portugal, António Leitão Amaro, em uma entrevista coletiva realizada no domingo (4). Ele explicou que, além dos 4.574 estrangeiros, outros 18 mil deverão receber avisos semelhantes nos próximos dias. De acordo com a legislação portuguesa, os estrangeiros notificados terão um prazo de 20 dias para deixar o país. Caso não cumpram a determinação, estarão sujeitos a expulsão.

A medida pode impactar especialmente os brasileiros, que, nos últimos anos, foram atraídos por uma onda migratória para Portugal. Somente em 2024, 1.470 brasileiros tiveram a entrada negada no país, o que representa um aumento de 721% em relação ao ano anterior, quando 179 recusas foram registradas. Os dados fazem parte do Relatório Anual de Segurança Interna divulgado pelo governo português.

O Brasil lidera o ranking de nacionalidades com mais recusas de entrada em Portugal, seguido por Angola (274 negativas) e Reino Unido (108 negativas). Outros países, como Estados Unidos (63) e Venezuela (58), também aparecem entre as dez nacionalidades mais afetadas pelas recusas.

05 de maio de 2025, 10:30

Compartilhe: