terça-feira, 5 de maio de 2026

Ministros do STF fazem críticas públicas à atuação de Aras

Foto: Antonio Augusto/Secom/PGR

Da Redação

O procurador-geral da República, Augusto Aras, vem acumulando desgastes com os ministros do STF e dificultando sua relação com a Corte.

Reportagem da Folha de S. Paulo desta quarta-feira (3) aponta que os ministros Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Edson Fachin usaram decisões recentes para fazer críticas públicas à atuação de Aras.

Entre os recados, os magistrados afirmaram que pareceres do PGR e de sua equipe geraram “perplexidade”, disseram que o chefe Procuradoria não pode assumir papel de “espectador” e até emitiram nota para afirmar que o órgão não havia se manifestado após ter sido provocado pela corte.

Além disso, um ofício assinado pelo procurador-geral, em que solicita ao tribunal a fixação de prazos maiores para suas manifestações, foi alvo de críticas nos bastidores do STF, por ser considerado um pedido incomum e despropositado.

Ainda de acordo com a Folha, o presidente do Supremo, Luiz Fux, enviou cópia do documento aos gabinetes, mas nenhum prazo regimental foi alterado após o pedido do procurador-geral.

Dentro da corte, havia uma leitura de que, após a recondução no cargo, Aras poderia se tornar mais independente em relação presidente Jair Bolsonaro, o que não tem acontecido, na avaliação dos ministros.

03 de novembro de 2021, 12:44

Compartilhe: