Monitor é preso ao tentar entrar em presídio com celular e relógios na bota

Da Redação
Um monitor de ressocialização foi preso em flagrante nesta quarta-feira (7) ao tentar entrar no Conjunto Penal Masculino de Salvador, no bairro da Mata Escura, com objetos eletrônicos escondidos na bota. Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia (Seap), foram encontrados um celular, três smartwatches e um cabo USB.
O funcionário, contratado por uma empresa terceirizada, foi detido após o bodyscanner indicar a presença de materiais suspeitos no calçado. Durante revista realizada por policiais penais, os itens foram localizados.
Em depoimento, o monitor — que estava no cargo há apenas três meses — alegou ter sido ameaçado por traficantes do bairro da Ribeira para entregar os objetos a detentos da unidade.
Na inspeção do veículo do suspeito, outro celular foi encontrado, embalado em saco plástico. De acordo com a Seap, o homem já estava sob monitoramento da Superintendência de Gestão Prisional, que havia detectado indícios de irregularidades em sua conduta.
Ele foi encaminhado por uma equipe do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (Geop) à Central de Flagrantes. O material apreendido será periciado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT).
O monitor poderá responder pelo crime de introdução de aparelho telefônico em presídio, cuja pena varia de 3 a 12 anos de reclusão.