segunda-feira, 3 de fevereiro de 2025

Moradores de conjuntos do Minha Casa Minha Vida são expulsos por traficantes na Bahia

Foto: Divulgação

Da Redação

O sonho da casa própria virou pesadelo para diversos beneficiários do Minha Casa Minha Vida (MCMV) em Salvador e no interior da Bahia, devido à atuação do crime organizado. Isso porque traficantes têm expulsado moradores, especialmente aqueles com vínculos com policiais, e ocupado os imóveis, que são revendidos ilegalmente em sites como OLX e Facebook por valores entre R$ 10 mil e R$ 20 mil. O dinheiro arrecadado seria usado na compra de drogas e armas. As informações são do jornal Correio.

Segundo a reportagem, em Salvador, o problema é recorrente há pelo menos oito anos em cinco conjuntos habitacionais, incluindo o Fazenda Grande II e o Bosque das Bromélias. No interior, há registros de expulsões em Simões Filho, Feira de Santana, Santo Amaro da Purificação e Jequié.

Moradores relatam ameaças diárias e a imposição de regras pelo tráfico, como a proibição de contato com órgãos públicos sem autorização dos criminosos e a obrigação de manter as portas abertas durante operações policiais. Quem descumpre essas ordens pode ser punido com violência ou até a morte. Líderes comunitários, síndicos e administradores vivem sob constante intimidação.

Em Bate Coração, no bairro de Alto de Coutos, por exemplo, uma família foi obrigada a deixar o imóvel após o crime organizado descobrir que uma criança da casa estudava em um colégio militar. Já no Bosque das Bromélias, moradores relatam que áreas comuns dos prédios estão sendo vendidas para instalação de bares, salões e depósitos de reciclagem.

Apesar das denúncias feitas ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Ministério Público da Bahia (MP-BA), os órgãos informaram não ter procedimentos em andamento sobre o caso. As polícias Civil e Militar também não se pronunciaram.

Locais com relatos de expulsões:

Conjunto Residencial Bosque das Bromélias (Cia/Aeroporto)
Conjunto Residencial Fazenda Grande II (Cajazeiras)
Conjunto Residencial Lagoa da Paixão (Alto de Coutos)
Conjunto Residencial Coração de Maria (Simões Filho)
Conjunto Habitacional do Bom Juá
Conjunto Habitacional São Cristóvão (Planeta dos Macacos)
Conjuntos Habitacionais de Feira de Santana
Conjunto Residencial Santo Amaro da Purificação
Conjunto Residencial em Jequié

03 de fevereiro de 2025, 14:30

Compartilhe: