domingo, 8 de setembro de 2024

Moradores sentem tremor de terra em Jaguarari

Foto: Reprodução

Da Redação

Um tremor de terra foi registrado na cidade de Jaguarari, no norte da Bahia, na quarta-feira (24). Segundo relatos de moradores e trabalhadores de uma mina da região, o terremoto balançou casas, teve intensidade para destruir o forro do teto de algumas casas, além de ser possível escutar um forte estrondo. Não há informações se alguém se feriu.

De acordo com informações do Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis/UFRN), o sismo ocorreu às 20h16, com magnitude preliminar calculada em 3.6 na escala Richter (mR), que classifica a intensidade dos abalos e vai de um a nove.

O LabSis/UFRN informou que, durante o período de um ano, apenas esse tremor superou a grandeza de 3.0 mR, se tornando o maior já registrado. No entanto, outros sismos de menor magnitude já haviam sido detectados na região.

O último evento sísmico registrado na Bahia foi no dia 24 de julho, na região do município de Jacobina, também no norte do estado, quando um tremor de magnitude aproximada em 1.6 mR abalou a região.

Em maio deste ano, também em Jaguarari, 88 tremores de terra foram registrados em apenas um dia. O sismo mais forte atingiu 2.7 na escala Richter (mR).

O primeiro tremor ocorreu às 9h37, com magnitude preliminar de 2.2 mR. Os dois seguintes foram registrados às 10h57, com magnitudes respectivas de 2.4 mR e 2.3 mR.

Ao longo do dia outros abalos foram registrados e chegaram a ser sentidos pelas moradores da cidade. Segundo informações relatadas pela população local, a sequência de tremores pôde ser sentida por quem esteve mais próximo do epicentro do abalo.

25 de julho de 2024, 18:00

Compartilhe: