quarta-feira, 10 de junho de 2026

Movimento Negro quer mudar suposto verso racista no hino do Rio Grande do Sul

Foto: Reprodução

Da Redação

O site O Antagonista informa que deputados estaduais do movimento negro gaúcho encampam um projeto para mudar um trecho do hino do Rio Grande do Sul em que diz. A passagem em questão diz: “Povo que não tem virtude / Acaba por ser escravo“.

Nesta segunda-feira (3), a bancada negra da Assembleia Legislativa do RS se reúne para discutir trechos do hino em audiência pública. Para eles, os versos têm conotação racista, porque não foi a falta de virtude que fez os negros serem escravizados.

Já os defensores do hino pretendem votar amanhã uma proposta de emenda à Constituição (PEC) estadual para dificultar mudanças no hino, no brasão e na bandeira do estado. A proposta é do deputado Rodrigo Lorenzoni (PL-RS), filho do ex-ministro de Jair Bolsonaro Onyx Lorenzoni (PL-RS).

Na semana passada, a PEC de Lorenzoni foi fundida a outra, do deputado estadual Luiz Marenco (PDT-RS), que prevê que os símbolos estaduais não devem ser modificados.

A bancada negra ressalta que a revisão da letra é uma demanda histórica.

03 de julho de 2023, 16:00

Compartilhe: