MP recomenda limite de foliões nos trios elétricos durante o Carnaval de Salvador
Da Redação
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) emitiu novas orientações para órgãos públicos e privados sobre o cumprimento da instrução técnica nº 46/2024 do Corpo de Bombeiros, que estabelece um limite no número de pessoas nos trios elétricos durante o Carnaval de Salvador. O anúncio foi feito nesta terça-feira (21) após reunião com representantes do Corpo de Bombeiros, do MP e de entidades carnavalescas, visando prevenir a superlotação dos trios e reduzir riscos de acidentes.
O promotor de Justiça Audo Rodrigues destacou que a ação tem como objetivo garantir a segurança durante a festa. “O MP está disposto a colaborar com todos vocês, no sentido de que seja proporcionada a melhor festa para o folião”, afirmou.
A instrução técnica nº 46/2024 detalha os limites máximos de pessoas nos trios elétricos, buscando evitar a sobrecarga dos equipamentos. O MP também solicitou informações sobre a fiscalização das normas, que deve ser realizada por órgãos como a Saltur, a Defesa Civil (Codesal) e o Conselho Municipal do Carnaval (Comcar).
Em outra reunião, a Saltur apresentou o ‘Masterplan do Carnaval’, um projeto digital que coordenará a gestão do evento, incluindo diretrizes de infraestrutura, segurança e mobilidade. O plano prevê o georreferenciamento das estruturas e pontos críticos, com câmeras de segurança e rotas de fuga para pedestres e ambulâncias.