terça-feira, 23 de abril de 2024

Mulher “trans” tem pés lavados na Basílica do Bonfim em Salvador

Foto: Reprodução

Da Redação

Pela primeira vez, uma pessoa “trans” teve os pés lavados durante uma missa na tradicional Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, em Salvador. O Portal G1 informa que o momento histórico foi vivido pela empreendedora Brenda Souza, na noite de quinta-feira (28), durante as celebrações da Semana Santa.

A missa da Ceia do Senhor é marcada pelo momento do lava-pés, um ato que faz referência a quando Jesus lavou os pés de seus 12 discípulos. O ato aconteceu antes de sua morte e ressurreição.

Na quinta-feira, o reitor da Basílica, o padre Edson Menezes, lavou os pés de 12 pessoas. Para Brenda, de 45 anos, o momento foi tão emocionante porque ainda é difícil se sentir aceita em templos religiosos – não só os cristãos. Ela é católica, mas lamenta que a ida à igreja ainda é marcada por olhares preconceituosos.

O G1 observa que as outras 11 pessoas que tiveram os pés lavados também não foram escolhidas aleatoriamente: elas representam a diversidade étnica, religiosa, social e racial presentes na sociedade.

Entre elas, estavam um representante indígena, pessoas com outras religiões e um refugiado da Venezuela que foi acolhido pela Obra Social da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, o Projeto Bom Samaritano.

29 de março de 2024, 15:30

Compartilhe: