Mulher “trans” tem pés lavados na Basílica do Bonfim em Salvador
Da Redação
Pela primeira vez, uma pessoa “trans” teve os pés lavados durante uma missa na tradicional Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, em Salvador. O Portal G1 informa que o momento histórico foi vivido pela empreendedora Brenda Souza, na noite de quinta-feira (28), durante as celebrações da Semana Santa.
A missa da Ceia do Senhor é marcada pelo momento do lava-pés, um ato que faz referência a quando Jesus lavou os pés de seus 12 discípulos. O ato aconteceu antes de sua morte e ressurreição.
Na quinta-feira, o reitor da Basílica, o padre Edson Menezes, lavou os pés de 12 pessoas. Para Brenda, de 45 anos, o momento foi tão emocionante porque ainda é difícil se sentir aceita em templos religiosos – não só os cristãos. Ela é católica, mas lamenta que a ida à igreja ainda é marcada por olhares preconceituosos.
O G1 observa que as outras 11 pessoas que tiveram os pés lavados também não foram escolhidas aleatoriamente: elas representam a diversidade étnica, religiosa, social e racial presentes na sociedade.
Entre elas, estavam um representante indígena, pessoas com outras religiões e um refugiado da Venezuela que foi acolhido pela Obra Social da Basílica Santuário Nosso Senhor Bom Jesus do Bonfim, o Projeto Bom Samaritano.