Na Bahia, Lula promete retomar diálogo com Congresso após viagens e critica ruptura de acordo sobre o IOF

Da redação
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (2), à TV Bahia, que pretende retomar o diálogo com o Congresso Nacional na próxima semana, após compromissos internacionais na cúpula do Mercosul, na Argentina, e na reunião dos BRICS, no Rio de Janeiro. Lula disse que buscará uma reaproximação com os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para restabelecer a “normalidade política” no país.
A declaração ocorre em meio à crise entre o Executivo e o Legislativo, após o Congresso derrubar decretos presidenciais que aumentavam o IOF. Lula acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a decisão e defendeu que o governo tem prerrogativa para editar decretos tributários. “Cada Poder tem seu espaço. Quando não há entendimento, cabe à Justiça resolver”, afirmou, criticando o descumprimento de um acordo fechado anteriormente com o presidente da Câmara.
O presidente está na Bahia para participar das celebrações do Dois de Julho, que marca a consolidação da independência brasileira. Durante a visita, Lula enviou ao Congresso um decreto que propõe instituir a data como o “Dia Nacional da Consolidação da Independência do Brasil”, reforçando a importância do evento histórico liderado pelo povo baiano. Com informações do jornal O Globo.