quarta-feira, 22 de maio de 2024

Novo entorno do Campo Grande é entregue pela Prefeitura de Salvador

Foto: Valter Pontes/ Secom

Da Redação

Palco de grandes festejos como Carnaval, Dois de Julho e Sete de Setembro, a Praça do Campo Grande teve todo o seu entorno completamente requalificado pela Prefeitura de Salvador. A intervenção foi inaugurada nesta terça-feira (23) pelo prefeito Bruno Reis e proporcionará mais conforto aos pedestres e segurança para quem utiliza o transporte público, além de valorizar esta importante área de convivência da cidade.

Uma das principais mudanças foi a reconfiguração do largo em frente ao Teatro Castro Alves (TCA) para dar maior visibilidade à fachada do edifício, que é tombado como um patrimônio cultural e arquitetônico de Salvador. Na calçada em frente ao equipamento cultural, o passeio foi alargado e ganhou piso intertravado, a fim de dar mais espaço ao público que se concentra no local em dias de shows e espetáculos.

Já os abrigos para ônibus que ficavam na calçada do TCA foram realocados para o largo em frente ao teatro, garantindo mais segurança e conforto aos usuários do transporte público. Além disso, foi criada uma via exclusiva para ônibus cruzando o canteiro central, o que vai permitir deslocar parte dos coletivos que vêm do Garcia e do Canela e que se concentravam em frente ao Castro Alves, gerando congestionamentos.

“O principal objetivo aqui, como em todas as obras da Prefeitura de Salvador, é fazer com que o cidadão tenha cada vez mais orgulho da sua cidade, que elas sirvam para elevar a nossa autoestima, para que a gente olhe para esta região e perceba como ela ficou bonita. Enfim, a nossa intenção é que Salvador seja cada vez mais motivo de muito orgulho para todos nós, que moramos aqui. Entendo que qualquer cidade, antes de ser boa para o visitante, precisa primeiro ser boa para quem vive nela”, disse o prefeito Bruno Reis.

O projeto foi elaborado pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), e a obra, executada pela Secretaria de Manutenção (Seman). Os serviços abrangeram uma área total de 17,7 mil metros quadrados e envolveram a troca do asfalto em frente ao TCA por piso intertravado, recuperação das calçadas com pedras portuguesas, instalação de 20 bancos de granito, criação de uma ciclovia na Rua Forte de São Pedro e no trecho da Avenida Sete em frente ao Hotel Wish e inserção de áreas verdes com sombreadores metálicos.

Além da entrega do espaço, a Prefeitura realizou nesta terça o plantio de mudas de oitis da região do TCA até o relógio de São Pedro, dando continuidade às espécies que existem na região. As grandes árvores que predominam no Campo Grande e no Corredor da Vitória são oitis, oferecem sombra para os pedestres, melhoram a qualidade do ar e promovem o bem-estar dos pedestres.

“Hoje, a população pode transitar com mais segurança, com toda a calçada e todo o meio-fio recuperados. Essa intervenção respeita a história do lugar e a beleza do TCA, trazendo pavimentação intertravada, que tira aquela coisa escura do asfalto; piso que foi estudado para oferecer mais segurança aos pedestres; bancos em granito e árvores que vão trazer sombra”, disse o titular da Seman, Lázaro Jezler Filho.

Praça da Aclamação 

Na ocasião, Bruno Reis também assinou a ordem de serviço para a revitalização da Praça da Aclamação, entre o Forte de São Pedro e em frente ao Palácio da Aclamação e ao Passeio Público. As obras terão investimentos de R$2 milhões e vão se estender por mais de 5 mil metros quadrados de área.

O objetivo do projeto elaborado pela FMLF, segundo Lázaro Jezler, é trazer mais movimento de pessoas para o largo. “É um local muito bonito, um monumento da nossa cidade, mas que não é utilizado pela nossa população. A ideia é que, com essa requalificação, ele se transforme num ambiente para receber feiras, exposições, aqueles eventos que ocorrem em praças da nossa cidade nos finais de semana. Nossa intenção é que a população tenha de volta esse importante espaço público”, explicou.

23 de abril de 2024, 12:22

Compartilhe: