sábado, 20 de abril de 2024

Número escolhido por DEM e PSL, 44 remete a trabalho árduo na tradição judaico-cristã

Foto: Divulgação

Davi Lemos

A fusão entre o DEM e o PSL deve dar origem ao ‘União Brasil’ com o número 44 – as siglas originárias do novo partido ostentam o 25 e o 17, respectivamente. Uma das possíveis razões da escolha para o número é o seu significado bíblico; na cultura judaico-cristã, o 44 significa “trabalho árduo”.

“Todos os números têm um significado segundo a gematria, que é a ciência dos números dentro das Sagradas Escrituras, tomando como parâmetro a cultura judaica. Nesse contexto, o 44 significa trabalho feito com eficácia, trabalho duro, árduo”, disse Dom Gregório Paixão, monge beneditino do Mosteiro de São Bento, em Salvador, e atualmente bispo da Diocese de Petrópolis (RJ).

No conjunto das 22 letras do alfabeto hebraico, o número 4 significa trabalho e também é o número do homem, submetido aos quatro pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste) ou aos quatro elementos (fogo, terra, água e ar). Já o 44 é entendido como o indicador para a união entre os homens para a realização de um trabalho exitoso.

“O 44 significa esse encontro de uma pessoa humana que se une a uma outra pessoa humana para realizar um trabalho árduo, em um empenho que gera a vitória. Tem o significado da coletividade”, explicou o bispo da Igreja Católica, que é doutor em antropologia cultural pela Universidade Aberta de Amsterdã (Holanda).

Segundo Dom Gregório Paixão, atribuir significados aos números é próprio das culturas antigas. Comentando brevemente o tema da atualidade e da criação do novo partido, comentou: “Precisarão fazer um trabalho intenso, pois hoje temos 15 milhões de desempregados”.

Outros números

Dom Gregório Paixão aponta o significado de outros números na tradição judaica. O número “1” é uma referência a Deus e o número “2” é uma referência a Deus e homem. O número “3” é uma referência à Trindade (Pai, Filho e Espírito Santo) – para o cristãos, há a realidade trinitária; para os hebreus, era um número sagrado.

O número da perfeição é a soma do 3 com o 4. “O 7 é o número da perfeição, assim como o 12 – resultado da multiplicação de 4 por 3 – significa uma nação, as 12 tribos de Israel”. Já o 5 é o número da espiritualidade; e o 8 significa a salvação, numa alusão aos oito sobreviventes salvos na Arca de Noé. O 9 é o número do eterno louvor a Deus.

29 de setembro de 2021, 21:59

Compartilhe: