Ônibus climatizados levarão cerca de 150 mil foliões até os circuitos do Carnaval
![](https://todabahia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/11_02_2025_Expresso-Salvador_Foto_Jefferson-Peixoto_Secom_Pms-22-scaled-1000x530.jpeg)
Da Redação
Os foliões que buscam mais conforto para ir e voltar dos circuitos do Carnaval de Salvador 2025 contarão, mais uma vez, com o Expresso Salvador, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). O serviço oferece ônibus climatizados que partem diariamente de três shoppings da cidade: Salvador Shopping, Salvador Norte Shopping e Shopping Paralela.
Os usuários interessados pagam uma tarifa única de R$22 por trecho (ida ou volta). Os bilhetes podem ser adquiridos nos postos físicos nos centros de compras ou pelo aplicativo Kim, que é o app de recarga de cartões de transporte da cidade.
Para os foliões que utilizam carro, os estacionamentos nos shoppings participantes serão gratuitos, ou seja, quem adquirir o serviço não precisará pagar nada a mais para deixar o veículo em segurança enquanto aproveita a festa.
Se o usuário optar pelo Kim, o aplicativo vai gerar um QR Code que deve ser apresentado na hora do embarque. Já quem possui o cartão dos anos anteriores pode utilizá-lo sem custo adicional. Para quem ainda não tem, o cartão custa R$7,00 e pode ser carregado com créditos conforme a necessidade, considerando o número de usuários.
“Essa é uma entrega importante para a cidade. Todos os ônibus são equipados com ar-condicionado e têm alguns pontos de parada. Quem sai do Salvador Shopping, por exemplo, pode ir para Ondina ou para a Barra (Vitória Center). Quem sai do Shopping Paralela e do Salvador Norte Shopping também vai para o Vitória Center, mas há uma linha do Salvador Norte Shopping que segue para a Garibaldi. Assim, o usuário pode embarcar e retornar tanto pela Garibaldi quanto por Ondina, no caso do Salvador Shopping”, explicou o secretário de Mobilidade, Pablo Souza.
Ainda segundo o secretário, todas as linhas fazem uma parada nos Barris, atendendo ao público que deseja ir ao Centro da cidade e aproveitar os circuitos Osmar (Campo Grande) e Batatinha (Pelourinho).
“A expectativa é atender 150 mil usuários neste ano. Se considerarmos uma média de três pessoas por carro, isso representa cerca de 50 mil veículos a menos nas ruas, o que é um grande avanço para a mobilidade urbana”, frisou Souza.
Serão 140 ônibus, que circularão das 13h às 6h, de 27 de fevereiro a 4 de março. No domingo de Carnaval (2 de março), quando a programação do Campo Grande começa mais cedo, o serviço terá início ao meio-dia. De quinta a sábado, os ônibus começarão a operar às 13h, com um intervalo máximo de 20 minutos entre as partidas. Em momentos de alta demanda, a frota será ajustada para garantir um melhor atendimento.
Juliana Marinho, gerente regional de marketing do Grupo JCPM, responsável pelos shoppings Salvador e Salvador Norte Shopping, afirma que a parceria entre a prefeitura facilita a mobilidade dos foliões durante o Carnaval, oferecendo transporte confortável e integrado aos circuitos da festa.
“Quando a prefeitura nos procurou para sermos esse hub de conexão entre o shopping e o Carnaval, aceitamos prontamente, pois sabemos que nosso cliente quer utilizar o serviço, e queremos oferecer a melhor experiência para a comunidade. Ao longo dos anos, o serviço só cresceu. No ano passado, saíram do Salvador Shopping mais de 70 mil pessoas, enquanto o Salvador Norte Shopping recebeu cerca de 50 mil passageiros. Nossa expectativa é que, neste ano, os números sejam ainda maiores”, disse a gerente regional de marketing.
A professora Carla Cristina da Silva, de 49 anos, usou o serviço no ano passado. Ela, que mora na Avenida Luís Viana Filho (Paralela), disse que pôde curtir dois dias de Carnaval sem a preocupação de voltar para casa. “Sabemos que de carro é quase impossível por diversos fatores, mas com o Expresso não tenho essa preocupação de ter que pegar um táxi ou um carro por aplicativo, e pagar muito por isso. Fui e voltei com minha filha pagando um valor bem abaixo do que se tivéssemos optado por outro meio de transporte”, comentou.